quarta-feira, 5 de junho de 2013

Atibaia registra quatro mortes por gripe H1N1

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza foi prorrogada até sexta-feira, dia 14, no Estado de São Paulo. Até o momento, quatro óbitos foram registrados em virtude da doença no município, 3 moradores de Atibaia e 1 de Joanópolis. Segundo dados atualizados da Secretaria de Saúde, no momento existem 44 suspeitos – sendo 11 positivos, 7 aguardando resultado dos exames e 22 negativos.

Os idosos foram os que menos aderiram à campanha: 14.344 foram vacinados, representando 87,2% do estimado. Até quarta-feira (29), um total de 28.311 pessoas foram imunizadas, representando 99,8% da cobertura – crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, idosos e portadores de doenças crônicas. A campanha foi prorrogada até dia 14, ainda com foco sobre os grupos prioritários e para realizar a segunda dose nas crianças menores de 9 anos que estejam recebendo a vacina pela primeira vez. Com exceção do grupo dos idosos, os demais superaram as expectativas: 152,7% dos trabalhadores (3.617 doses aplicadas), 115,7% das crianças (3.190 doses aplicadas), 108,3% das gestantes (1.492 doses aplicadas), 210,2% das puérperas (475 doses aplicadas), e 5193 doses aplicadas em portadores de doenças crônicas.
Para a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Dra. Rita Bergo, a campanha em Atibaia foi bem sucedida. Segundo ela, os números ultrapassaram as expectativas devido ao prazo da campanha que foi estendido. “Além do prazo estendido, percentuais como o dos trabalhadores da Saúde, por exemplo, foram maiores que do esperado, pois, a princípio, a previsão era de que a vacina seria destinada somente aos profissionais que entram diretamente em contato com os pacientes. Passada a primeira fase, profissionais de consultórios e clínicas de diversas especialidades, seus auxiliares, recepcionistas,  e profissionais de limpeza foram imunizados. Isso sem falar de pessoas de outras cidades que vieram se vacinar aqui”, afirmou Dra. Rita.


Em relação ao grupo de idosos, a Prefeitura orienta aos que ainda não tomaram a vacina a comparecerem nos Postos de Saúde para se imunizarem contra a gripe. No entanto, é imprescindível que toda população esteja ciente das medidas higiênicas necessárias à prevenção. “No inverno as doenças respiratórias são mais comuns as vias respiratórias ficam com sua defesa mais vulnerável e há receio de que o vírus esteja com maior poder de causar doença. Por tudo isso, é preciso  mais atenção e adoção de medidas que evitem maior transmissão, como: evitar aglomerações, lavara as mãos com água e sabão ou usar o álcool-gel, proteger com lenços de papel as vias áreas em caso de tosse e espirros”, explicou Dra. Rita.


Prefeitura da Estância de Atibaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário