quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cerca de 2 mil pessoas protestam pacificamente em Atibaia

Estudantes e trabalhadores protestaram na noite desta terça-feira (18) em Atibaia. De acordo com o tenente Gavira, da Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas participaram da manifestação, que teve início na Praça da Matriz, no Centro, por volta das 19h.

Os grupos Coletivo Matilha e Coletivo Revolta da Catraca, responsáveis pelo movimento, lutam contra a proposta de aumento do IPTU e da tarifa de ônibus, de R$ 2,90 para R$ 3,30, e o aumento da taxa de água e esgoto, cujo decreto 7.021, publicado no Imprensa Oficial do último sábado, dia 15, prevê acréscimo de 12,5%.

A multidão saiu da Praça da Matriz com cartazes, faixas e apitos, passou pelo Museu Municipal e pela rodoviária, desceu a Rua Albertina Miele Pires, rumo à Delegacia de Polícia, seguiu pela Avenida Alfredo André e terminou o protesto em frente ao McDonald’s, na Alameda Lucas Nogueira Garcez. A manifestação ganhou adeptos ao longo do percurso, que durou aproximadamente 1h30.

Os grupos Coletivo Matilha e Coletivo Revolta da Catraca resolveram se unir e utilizaram as redes sociais para divulgar a manifestação. “A junção dos dois grupos foi totalmente espontânea, nos reunimos no domingo, dia 16, e decidimos organizar o ato para as ruas”, afirmou o representante do Coletivo Revolta da Catraca, Geovani Doratiotto. “O movimento contra o aumento da tarifa de transporte público não é novidade para nós, porque desde 2009 já lutamos por essa causa. Porém, a proporção que o movimento ganhou nos surpreendeu”, acrescentou.

A formação do Coletivo Matilha é recente. “Queríamos montar um grupo cultural, mas fomos motivados pelos protestos que aconteceram nas grandes capitais. A manifestação desta terça-feira é um apoio total às outras, além de ter caráter informativo e ser um convite para a população sair às ruas”, explicou o responsável pelo Coletivo Matilha, Caio Augusto.

O movimento foi totalmente pacífico, sem violência, depredação ou vandalismo. A Polícia Militar acompanhou todo o trajeto e, segundo o  tenente Gavira, cerca de 60 policiais estiveram em serviço.

Os grupos Coletivo Matilha e Coletivo Revolta da Catraca estão organizando outra manifestação no aniversário de Atibaia, dia 24 de junho.

Fonte: Jc Atibaia

Um comentário:

  1. É o fim do mundo!
    Tantos gastos público sem dó.
    Tantos aumentos sem dó.
    Tanta pobreza que da dó.




    ResponderExcluir