sexta-feira, 7 de junho de 2013

Prefeitura lança Programa “Atibaia Município Sustentável”

palestraSEDEC.jpgA Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), lançou durante a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente o projeto piloto "Atibaia Município Sustentável", que consiste em envolver poder público, iniciativa privada e sociedade civil na aplicação de práticas sustentáveis no município, com o objetivo de reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e outros impactos das  mudança climática  causadas pelo homem.

O projeto foi apresentado à população e autoridades na quarta-feira (5) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Lívio Giosa - autor do projeto -, no Fórum da Cidadania. Compuseram a frente de autoridades o prefeito Saulo Pedroso, o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Gloria, Livio Giosa, o vereador Lucas Cardoso – representando a Câmara Municipal - e o secretário executivo do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), Eduardo Humberto Ditt, que ministrou palestra sobre o tema "Atuação de uma organização não governamental no manejo da paisagem e na conservação de recursos socioambientais".

"Nosso governo tem se empenhado para contribuir com a redução do impacto das ações da população em nosso meio ambiente, preservando nossos recursos naturais. Hoje o Brasil é o 5º maior poluidor do mundo. Só poderemos mudar este quadro com o envolvimento do Poder Público, iniciativa privada, escolas e sociedade e, com essa iniciativa, vamos começar a mudar os padrões de comportamento de dentro para fora, com a nossa equipe de governo e os servidores municipais", destacou o prefeito Saulo Pedroso em seu pronunciamento. 

O programa "Atibaia Município Sustentável" contempla atividades de orientação para consumo consciente, uso racional de energia e de água, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, combate à poluição do ar, entre outros. Também serão desenvolvidos programas de sensibilização e workshops para gerar multiplicadores. 

"Haverá avaliação de metas de redução de emissão de carbono estipuladas para a construção de indicadores socioambientais do município, mas o sucesso depende da participação de toda população", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Livio Giosa. "Para construir uma sociedade economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente equilibrada e eticamente responsável, é preciso um ajuste imediato de consciência: das empresas, dos dirigentes públicos e de cada cidadão. O primeiro passo para a sustentabilidade consiste nas escolhas conscientes que cada indivíduo faz em suas atividades cotidianas", finalizou Lívio.

"Eu fico muito feliz com essa iniciativa. Trazemos hoje um modelo de comportamento para estabelecer regras de conduta para o município continuar se desenvolvendo, mas, principalmente, promovendo qualidade de vida para os munícipes", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Glória.
 A apresentação do programa faz parte da "Semana do Meio Ambiente", iniciada no dia 12, sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Agropecuária e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico, Educação e Comunicação. Ao longo da Semana foram realizados o  plantio de 500 mudas de árvores nas margens do rio Atibaia, atividades de educação ambiental envolvendo os alunos da rede municipal de ensino, oficinas de reciclagem, palestras e visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro do Jardim Cerejeiras. A última atividade da Semana do Meio Ambiente será realizada no domingo (9), com a limpeza do rio Atibaia, às 9h. 

Também acompanharam o evento a primeira-dama, Simone Cardoso, o chefe de Gabinete, Luiz Torricelli, os secretários Viviane Cocco (Comunicação), Márcia Bernardes (Educação), Fabiane Santiago (Assistência e Desenvolvimento Social),  Marcelo Pistoresi (Esportes e Lazer), Carlos Américo Rocha (Recursos Humanos), Rubens Bueno (Finanças), o Ouvidor Municipal, Elder Rodrigues, os veredores Edison Bento Leite e Fabiano Batista de Lima, representantes do SAAE (Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia), diretor técnico do Unicidades, Sidney Fontes, o gerente do Sebrae/Regional de Guarulhos, Marcelo Paranzini e o ex-prefeito Flávio Callegari.


Fonte: Câmara Municipal de Atibaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário