terça-feira, 6 de agosto de 2013

Festival de Artes Cênicas 'Entrando em Cena Apresenta' continua

Nesta segunda semana, o Festival de Artes Cênicas “Entrando em Cena Apresenta” dá início à Mostra Cena Bragantina, que apresentará espetáculos de grupos de teatro da cidade, com o objetivo fortalecer a produção teatral de Bragança.

Espetáculo “A Fantástica História do Boi Voador e a Peleja sem Peixeira contra a Seca”
A Mostra acontecerá às sextas-feiras na Praça do Matadouro e no Centro Cultural Geraldo Pereira. O primeiro espetáculo apresentado será “A Fantástica História do Boi Voador e a Peleja sem Peixeira contra a Seca”, da Cia. Cênica Tenda, às 20h. A trama se desenrola entre fatos históricos, imaginário e o universo folclórico popular nordestino.
No sábado, dia 10/08, dois espetáculos serão apresentados na Casa de Cultura, dentro da programação da Mostra Principal.

“Saltimbancos”, do grupo Conteúdo Teatral
O primeiro, às 15h, será “Saltimbancos”, do grupo Conteúdo Teatral, que trará à Bragança uma nova versão do clássico musical infantil, com músicas de Chico Buarque em roupagem jovem. Esta montagem é considerada um absoluto sucesso de público e crítica e permaneceu por 3 anos nos teatros de São Paulo.

“Feizbuk” da Cia. Arthur-Arnaldo
O segundo espetáculo do dia 10 será “Feizbuk” da Cia. Arthur-Arnaldo, com apresentação marcada para as 20h. O espetáculo fala da geração facebook, onde as fronteiras entre o privado e o público nunca foram tão tênues e a pergunta “no que você está pensando agora?” é o enigma atual. A classificação etária de “Feizbuk” é 14 anos.

“Dentro é Lugar Longe”, da Trupe Sinhá Zózima
No domingo, dia 11/08 quem se apresenta é a Trupe Sinhá Zózima, com o inusitado espetáculo “Dentro é Lugar Longe”, que acontece dentro do um ônibus. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada. Com número muito limitado de lugares – apenas 30 - a saída está marcada para às 16h, no Parquinho do Lago.
Com exceção do espetáculo “A Fantástica História do Boi Voador e a Peleja sem Peixeira contra a Seca”, que acontece na Praça do Matadouro, na sexta, todos os demais têm a necessidade de retirada de ingressos antecipadamente.

Os ingressos podem ser retirados, em troca de um litro de leite, na Secretaria Municipal de Cultura, no Museu do Telefone e no Centro Cultural Geraldo Pereira, no Matadouro. Mas atenção: Os ingressos para espetáculos com números limitados de lugares serão distribuídos semanalmente

A programação completa do Festival está disponível no site do Instituto Entrando em Cena () e na fan page no facebook.

Primeira  Semana do Festival
Foi em uma estrutura de metal, posicionada no centro da Praça Raul Leme, o início do  Festival de Artes Cênicas “Entrando Em Cena Apresenta”. Ali se apresentaram a Cia. Linhas Aéreas, com o espetáculo “Andaime”, na sexta e os jovens do Instituto Entrando em Cena, que estrearam o espetáculo “Vá com Zeus”, no sábado.

Cia. Linhas Aéreas, com o espetáculo “Andaime”
O público presente ficou maravilhado com as acrobacias e performances realizadas pelos dois grupos.

“Meninos do Morumbi”
Na noite de sábado foi a vez dos “Meninos do Morumbi” abrirem oficialmente o Festival. A apresentação de música e dança do grupo agitou a Casa de Cultura e fez o publico querer sair da cadeira para dançar

“Vá com Zeus”
No domingo de manhã, “Vá com Zeus” foi reapresentado na Água Comprida, levando encantamento aos moradores do bairro.

“Reformágica”

À tarde, quem alegrou o público foi o Companhia Pra Não Ficar Só, com o espetáculo “Reformágica”, no Parquinho do Lago. 


SERVIÇO

MOSTRA CENA BRAGANTINA

“A FANTÁSTICA HISTÓRIA DO BOI VOADOR E A PELEJA SEM PEIXEIRA CONTRA A SECA” - Cia Cênica Tenda 
Sexta – 09 de agosto – Praça do Matadouro – 20h
Inspirada nos personagens da Commedia Dell’Arte e no Movimento Armorial, e ainda contagiados por Ariano Suassuna, Jessier Quirino e Mestre Ambrósio, a trama se desenrola entre fatos históricos, imaginário e o universo folclórico popular nordestino. Fazendo graça da desgraça, resistem e encaram essa peleja, e confirmam a sentença de João Guimarães Rosa de que “o sertanejo é antes de tudo um forte”!
Classificação etária: Livre 

MOSTRA PRINCIPAL
“SALTIMBANCOS” – Conteúdo Teatral *
Sábado - 10 de agosto – Casa da Cultura – 15h
Nova versão do clássico musical infantil com músicas de Chico Buarque em roupagem jovem. Descontentes com a vida no campo, um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha partem para a cidade para, juntos, tentarem a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem. Até que os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não parece ser o melhor lugar para viver. Absoluto sucesso de público e crítica por 3 anos em São Paulo.
Classificação etária: Livre 

“FEIZBUK” – Cia Arthur-Arnaldo *
Sábado – 10 de agosto - Casa da Cultura – 20h
Um espetáculo jovem! A minha janela para o mundo agora é esta. No Facebook eu sei quem é amigo de quem, quem postou fotos, quem esteve aonde. Posso vigiar, bisbilhotar e cercar a vida de quem que quiser. As fronteiras entre o privado e o público nunca foram tão tênues. A pergunta “no que você está pensando agora?” é o enigma da esfinge atual, é uma pergunta que está sempre lá, um convite para que você escreva seus pensamentos, divida seus conhecimentos.
Classificação etária: 14 anos 

“DENTRO É LUGAR LONGE” – Trupe Sinhá Zózima*
Domingo – 11 de agosto – Parquinho do Lago – 16h 
Peça escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe Sinhá Zózima, perpassada, sobretudo, por memórias da infância dos narradores, em que lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada.
Classificação etária: Livre

Os ingressos para o espetáculo “Meninos do Morumbi” poderão ser retirados antecipadamente em troca de 1 litro de leite nos seguintes locais e horários: 
Secretaria de Cultura – Av. Alpheu Grimello, 931 – Taboão
Segunda a Sexta das 9h às 17h
Museu do Telefone – Praça José Bonifácio,126 – Centro
Terça a Sexta das 9h às 17h
Sábado e Domingo das 10h às 16h
Centro Cultural Geraldo Pereira – Matadouro
Praça Jacinto Osório, 26
Segunda a Sexta das 10h às 21h
Sábado e Domingo, das 9h às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário