Apesar do discurso recorrente de redução de gastos, a Prefeitura de Atibaia aumentou significativamente o investimento em publicidade no último trimestre. Neste gráfico, a linha verde mostra a vertiginosa ascendência no total de despesas com publicidade nos últimos meses:
Na tabela abaixo, é possível conferir a grande progressão dos valores destinados à divulgação das "ações" de Pedroso, comprovando um aumento de quase 300% em relação ao último trimestre da gestão Denig:
Custos Publicidade |
Out/Dez 12
|
Jan/Mar 13
|
Abr/Jun 13
|
Produção: Comunicação Exterior | R$ 18.733,00 | R$ 14.579,53 | R$ 88.381,89 |
Produção: Serviços Gráficos | R$ 27.303,10 | R$ 15.678,19 | R$ 99.916,15 |
Produção: Custos Internos | R$ 83.848,56 | R$ 87.515,43 | R$ 271.698,17 |
Mídia: Comunicação Exterior | R$ 8.920,00 | R$ 0,00 | R$ 31.237,00 |
Mídia: Internet | R$ 20.812,50 | R$ 12.650,00 | R$ 13.761,00 |
Mídia: Jornal | R$ 40.800,00 | R$ 52.825,55 | R$ 114.547,96 |
Mídia: Rádio | R$ 12.676,50 | R$ 11.319,00 | R$ 45.702,50 |
Mídia: TV Aberta | R$ 0,00 | R$ 18.287,13 | R$ 160.562,63 |
Mídia: Indoor | R$ 0,00 | R$ 2.100,00 | R$ 4.201,20 |
TOTAL | R$ 213.313,66 | R$ 214.954,83 | R$ 830.008,50 |
Aqui, destaque para o aumento significativo das despesas denominadas "Custos Internos" e com anúncios em televisão:
O fato causa estranheza, já que, no início de sua gestão, Saulo anunciou cortes significativos, inclusive em áreas de primeira necessidade como a Saúde. Recentemente, a polêmica em torno do aumento do IPTU também chamou a atenção da população. Em sua página do Facebook, Saulo Pedroso justificou a necessidade desse aumento, previsto para o próximo ano, para "equacionar o custo operacional-administrativo da Prefeitura de Atibaia", já que, segundo ele "para manter os custos já existentes não temos recursos suficientes". Pedroso ameaçou cortar serviços caso sua proposta não fosse aceita: "Se não houver essa discussão e um novo desenho do sistema de arrecadação, teremos que colocar as contas da Prefeitura na mesa e decidir, em conjunto com os vereadores, que serviços nós vamos cortar".
Traçado este panorama, fica difícil entender a necessidade de aumento tão expressivo com gastos de segunda ordem, como é o caso de propaganda institucional em TV. Enquanto isso, a população aguarda as tabelas de cálculo do real aumento do IPTU, até hoje não divulgada pela Secretaria de Comunicação, e os alunos da Rede Municipal de Ensino continuam sem os Kits do Programa Lista Zero.
Os dados referentes aos gastos utilizados neste matéria podem ser consultados e confirmados na página da Prefeitura.
Cite a fonte, a matéria não é sua, é do www.atibaia.com.br
ResponderExcluir