domingo, 18 de agosto de 2013

Prefeito diz que Atibaia não tem recursos para se manter, mas gastos com publicidade praticamente quadruplicaram

Apesar do discurso recorrente de redução de gastos, a Prefeitura de Atibaia aumentou significativamente o investimento em publicidade no último trimestre. Neste gráfico, a linha verde mostra a vertiginosa ascendência no total de despesas com publicidade nos últimos meses:
 
 
Na tabela abaixo, é possível conferir a grande progressão dos valores destinados à divulgação das "ações" de Pedroso, comprovando um aumento de quase 300% em relação ao último trimestre da gestão Denig:
 
Custos Publicidade
Out/Dez 12
Jan/Mar 13
Abr/Jun 13
Produção: Comunicação ExteriorR$ 18.733,00R$ 14.579,53R$ 88.381,89
Produção: Serviços GráficosR$ 27.303,10R$ 15.678,19R$ 99.916,15
Produção: Custos InternosR$ 83.848,56R$ 87.515,43R$ 271.698,17
Mídia: Comunicação ExteriorR$ 8.920,00R$ 0,00R$ 31.237,00
Mídia: InternetR$ 20.812,50R$ 12.650,00R$ 13.761,00
Mídia: JornalR$ 40.800,00R$ 52.825,55R$ 114.547,96
Mídia: RádioR$ 12.676,50R$ 11.319,00R$ 45.702,50
Mídia: TV AbertaR$ 0,00R$ 18.287,13R$ 160.562,63
Mídia: IndoorR$ 0,00R$ 2.100,00R$ 4.201,20
TOTALR$ 213.313,66R$ 214.954,83R$ 830.008,50
 
Aqui, destaque para o aumento significativo das despesas denominadas "Custos Internos" e com anúncios em televisão:
 
 
O fato causa estranheza, já que, no início de sua gestão, Saulo anunciou cortes significativos, inclusive em áreas de primeira necessidade como a Saúde. Recentemente, a polêmica em torno do aumento do IPTU também chamou a atenção da população. Em sua página do Facebook, Saulo Pedroso justificou a necessidade desse aumento, previsto para o próximo ano, para "equacionar o custo operacional-administrativo da Prefeitura de Atibaia", já que, segundo ele "para manter os custos já existentes não temos recursos suficientes". Pedroso ameaçou cortar serviços caso sua proposta não fosse aceita: "Se não houver essa discussão e um novo desenho do sistema de arrecadação, teremos que colocar as contas da Prefeitura na mesa e decidir, em conjunto com os vereadores, que serviços nós vamos cortar". 
 
Traçado este panorama, fica difícil entender a necessidade de aumento tão expressivo com gastos de segunda ordem, como é o caso de propaganda institucional em TV. Enquanto isso, a população aguarda as tabelas de cálculo do real aumento do IPTU, até hoje não divulgada pela Secretaria de Comunicação, e os alunos da Rede Municipal de Ensino continuam sem os Kits do Programa Lista Zero.
 
 
Os dados referentes aos gastos utilizados neste matéria podem ser consultados e confirmados na página da Prefeitura. 
 

Um comentário:

  1. Cite a fonte, a matéria não é sua, é do www.atibaia.com.br

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